A entrega do novo Mercado Modelo, revitalizado e com estrutura moderna, sem perder as suas características históricas como o maior centro de artesanato da Bahia, e um dos maiores do Brasil, integra um pacote de obras que vai revitalizar por completo o Bairro do Comércio, o segundo mais antigo da cidade, colocando-o no roteiro turístico de Salvador.
A Escola de Arte e Tecnologia, e a Casa de Espetáculos, além da Casa da Historia de Salvador, vão se somar à Cidade da Música da Bahia e ao Mercado Modelo, como pólos de atração turística no Comércio, ponto de partida da Cidade Baixa, a partir do Elevador Lacerda.
O Bairro do Comércio surgiu quando a família real fugiu de Portugal, por causa da invasão de Napoleão Bonaparte, e aportou com sua comitiva em Salvador, comitiva aportou em Salvador, em 22 de janeiro de 1808.
A região serve, até os dias atuais, como principal porto de mercadorias da cidade, e porta de entrada de navios turísticos pelo Porto de Salvador. Ali é que estão os principais cartões postais da cidade, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Basílica da Conceição da Praia, a padroeira da Bahia.
Com a revitalização, e a implantação de novos equipamentos, o turismo seta um dos principais vetores para o desenvolvimento de toda a regiao, que até o final do século passado ainda a era o principal centro economico e financeiro da cidade.
O surgimento do Comércio está ligado à história da fundação da cidade. O bairro surgiu a partir da construção do porto, que era um ponto de troca e venda de mercadorias, e que concentrava as atividades financeiras da Bahia até o início do século XX. O Comércio foi o primeiro bairro de negócios organizado do país.
Nos últimos anos o bairro vem passando por um processo de modernização e requalificação através de melhorias de infraestrutura, mobilidade, valorização do patrimônio público.
Síntese da própria história de Salvador, com uma mistura de modernidade, história e patrimônio, a região passou por um período de decadência mas com os processos de modernização e requalificação, já recebe startups e empresas de base tecnológica, como o HUB Salvador, o que, aos poucos, vai inserindo o local como mais um polo de atração turística de Salvador.